terça-feira, setembro 27, 2011

JESUS, A VERDADE!


A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores*.

Verdade não se limita tão somente a pensamentos desnudos direcionados ao eu que por sua vez abre seus ouvidos para ouvir atentamente os fatos sem omissões ou acréscimos de detalhes. Verdade deve caminhar junto do homem em cada pensamento, gesto ou palavra.

A autenticidade aumenta o préstimo do caráter que por sua vez atrai amizades sinceras. Conviver com alguém fidedigno é muito prazeroso devendo ser verdadeiro a recíproca.

A prática da verdade não deveria ser fator promocional para enaltecer o ser humano e sim algo natural como o ar que respiramos. Entretanto, levando em contas a escassez de elementos que perseguem este alvo, somos “obrigados” a elogiar os legítimos que se destacam no meio da multidão. Eu pergunto: “Quem são estes?”

Você e eu que temos uma identidade de cristão e cremos nas Escrituras Sagradas, em hipótese alguma deveríamos estar de fora desta estatística. Ser cristão é assumir o caráter de Jesus Cristo em toda forma de pensar e agir.

Jesus disse com toda transparência possível: “Eu sou o caminho, e a VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). [A ênfase na palavra “verdade” é por conta do título deste texto. No original não consta desta forma]. Verdade tem tudo a ver com discipulado de Jesus Cristo.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – (João 8:31,32). A verdade em si mesma já é deleitável, mas, se referindo a Jesus, a verdade, ela fica fantástica.  

Lembro-me de ter lido em um livro o seguinte: “Um famoso escultor, desejando aperfeiçoar sua arte, costumava se perguntar diante de cada obra que fazia: “Como Michelangelo faria isto?”Essa pergunta o ajudava a redobrar o esforço e a melhorar seu trabalho. Para esse escultor, sua maior inspiração era Michelangelo”. Não poderíamos fazer a mesma pergunta em relação a Jesus, para imitar seu exemplo de vida? **.

Por que, antes de cada gesto e palavra não perguntar: “Como Jesus se comportaria?” Difícil? SIM, mas não impossível. Principalmente levando em contas, segundo a Bíblia, que a mentira aprisiona. Desta forma, compensa o esforço para se conservar livre praticando a veracidade.

Se por um lado Jesus é a VERDADE, por outro, o diabo é a MENTIRA. A única coisa “autêntica” criada pelo diabo se chama MENTIRA. A Bíblia relata as palavras de Jesus a um povo rebelde: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” – (João 8:44).

Exerça seu papel de cristão verdadeiro. O cristão genuíno não se conforma em ter uma camada de tinta de religiosidade. Ele trás em seu interior a autenticidade de uma vida comprometida com a VERDADE (Jesus Cristo), que liberta os cativos das mãos do falsário satanás mentiroso. Jesus disse a Pilatos quando estava sendo interrogado: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” – (João 18:37).

Ouça a voz de Jesus. Use este momento para orar desta forma: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho de mentira e guia-me pelo caminho da VERDADE. Amém!

_________________________ Capelão Plínio.

*Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
** De Enrique Chaij – “Ainda existe esperança”.

terça-feira, setembro 20, 2011

JESUS, O ADVOGADO!


Eu e o Pai somos um.
João 10:30
Eu e o Pai somos um.
João 10:30
"Eu e o Pai somos um" - (João 10:30)
É facultado o direito de defesa a todos os cidadãos brasileiros que necessitam deste serviço. Para isto existe a Defensoria Pública que disponibiliza advogados gratuitamente para defender e ou orientar as pessoas envolvidas em processos judiciais variados. Veja mais detalhes: “A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e defesa, em todos os graus, dos necessitados na forma da lei (art. 134 da CF/88). Em resumo: o Defensor Público é o defensor dos direitos daquele cidadão que não pode pagar por um advogado” – [fonte - http://www.dpe.rs.gov.br/site/faq.php].

Dificilmente alguém (bom ou mau) passa por esta vida sem que tenha tido necessidade de contratar os serviços de um advogado, e isto não quer dizer necessariamente que o contratante tenha praticado algum delito hediondo. Haja vista, a necessidade, muitas vezes de um acompanhamento jurídico até mesmo em uma transação de compra e venda.  Assim sendo, contrariamente ao que esperaríamos, pessoas "boas" não estão livres de precisarem dos serviços de um advogado ao longo de suas vidas.

Contudo, ter um advogado ao seu lado por mais competente que seja não lhe dá garantia de ganho de causa. Vai depender do andamento do processo que por sua vez envolve tese que sobrepuje as argumentações do denunciante para se chegar a um veredicto satisfatório, e tudo isto gira em torno de inúmeras leis.

Legalidade nem sempre significa justiça. É legal um advogado defender e livrar estupradores e assassinos da prisão? A resposta é sim. Entretanto, eu pergunto: É justo? Se perguntássemos ao mundo ouviríamos em uníssono um NÃO muito forte.

É desta forma que funciona o mundo aonde viemos. A injustiça está estampada em cada esquina e cada vez aumenta mais em suas dimensões. A miséria, a corrupção, a falta de atendimento médico, a deficiência de escolas e falta de policiamento nas cidades entre tantos outros fatos denotam a injustiça que não é percebida pelos governantes que deveriam ter suas visões voltadas para estas carências. Tenho certeza que, “atitudes injustas são responsáveis, muitas vezes por ocasionar  caos no mundo físico”.

E no mundo espiritual, como funciona? Vamos descobrir ou rememorar situações que se assemelham com o mundo físico onde o diabo faz o papel de acusador. Seu dedo é longo e sua lingua é afiada. A Bíblia cita: “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite” – (Apocalipse 12:10).

A intenção do diabo é ver o ser humano julgado e condenado pelos pecados praticados. Ele conhece a citação bíblica onde diz: “Porque o salário do pecado é a morte” – (Romanos 6:23a). “Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos” – (Provérbios 19:29).


Você crê?

Entretanto, no mesmo versículo onde está escrito que “o salário do pecado é a morte” também está documentado “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – Romanos 6:23b).

Se por um lado existe um acusador almejando a condenação do homem, por outro se encontra Jesus Cristo (o advogado) com toda disposição e amor para defender gratuitamente àqueles que desejam seus serviços

A Bíblia cita: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” – (Romanos 8:1). João escreveu: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” – (João 5:24). Um dos versículos mais conhecidos da Bíblia que demonstra o grande amor de Deus para com a humanidade diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça [ou condenado], mas tenha a vida eterna” – (João 3:16). (Entre parênteses acrescentados por mim).

Jesus, o advogado graças a Deus. Deus não abondonou o ser humano mesmo após Adão e sua esposa Eva ter pecado no Jardim do Éden. Todo ser humano trás em seu DNA espiritual as características do pecado original. Paulo escreveu: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” – (Romanos 5:12).

Quando o casal desobedeceu a Deus no Éden, o diabo começou a festejar a “vitória”. Pensou o diabo: “Está consumado, não há mais esperança para o homem pecador”. Contudo, Deus proclama em alto e bom tom: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, [se referindo a Jesus, o advogado] – (Gênesis 3:15).

Deus faz a mais preciosa de todas as promessas inseridas na Bíblia. Ele promete sEu Filho unigênito, Jesus Cristo, para ser o meio de religação entre o homem pecador e Deus Santo. Louvado seja Deus por isso!

Deus é santo e não pode conviver com o pecado. Não há como se aproximar de Deus sem remissão de pecados. Não existe possibilidade de estar com Deus e permanecer na iniquidade. Não tem salvação fora de Jesus Cristo. É por isso que João escreveu estes versos afetuosos: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” – (I João 2:1,2).

Diante desta realidade bíblica convido-o a orar desta forma: Amado Deus e Pai, perdoa os meus pecados assim como eu tenho perdoado os meus devedores. Não me deixes cair em tentação, mas livra-me do mal. Sonda meu coração para perceber se há algum caminho impuro e se houver eu quero em arrependimento buscar o perdão em nome de meu advogado Salvador e Senhor Jesus Cristo.

Você pode e deve frustrar o acusador diabo em seus intentos. Você só fica refém dele se quiser. Em Cristo você recebe o perdão e salvação eterna. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. “Contrate” agora o advogado Jesus para te defender das acusações do diabo.  Amém!


____________________ Capelão – Plínio.

terça-feira, setembro 13, 2011

JESUS, O MEDIADOR!


Muitas pessoas se perguntam o porquê da necessidade de se ter um mediador para se chegar até Deus, afinal, o véu do templo não se abriu e a partir de então o acesso a Deus não se tornou livre? Não é isso que a Bíblia cita? “E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras” – (Mateus 27:51).

Sim, o véu se rasgou por ocasião da crucificação de Cristo e o homem recebeu autoridade para entrar nos Santos dos santos, ou seja, na presença de Deus sem precisar de um sumo sacerdote para representá-lo. No entanto, este privilégio está condicionado a algo precioso que se chama Cristo Jesus. Ele é o “elo”. Ele [Cristo] é o Sumo sacerdote definitivo e único que nos leva a presença gloriosa de Deus. Ele é o MEDIADOR.

Não se pode burlar o processo designado por Deus. Foi para isso que Jesus [Filho] foi enviado ao mundo por Deus [Pai] com propósito de reatar relações entre o homem [pecador] e Deus [Santo] por conta do pecado ocorrido no Éden [João 3:16]. E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. (Hebreus 9:15).

Não há como se manter atado a Deus convivendo e amando o pecado. Pecado distancia o homem de Deus. A Bíblia cita: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” – (Isaías 59:2).

Deus não ouve pecador que persevera no pecado, contudo, escuta àquele que se arrepende de seus erros e de coração quebrantado busca o perdão nAquele que tem poder para perdoar pecados, Cristo Jesus.

Jesus tem poder para perdoar pecados, sarar os feridos, curar os enfermos, ressuscitar os mortos e somente Ele é mediador entre Deus e os homens. Assim está escrito na Bíblia: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” - (I Timóteo 2:5).

Todo ensinamento que contradiz a Palavra de Deus se chama heresia. Assim sendo, o ser humano necessita conhecer melhor a Bíblia para rebater as propostas do inferno sugerindo outros mediadores. O diabo tem interesse de desviar o homem do conhecimento da verdade. A Bíblia diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – (João 8:32). O profeta Oséias escreveu: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” – (Oséias 4:6a).

Bem, vejam só. O texto apresenta duas alternativas, ou seja, “LIBERDADE” ou “DESTRUIÇÃO”. Sendo que a conquista da Liberdade e o livramento da destruição dependem do CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS.
Assim como a ausência de conhecimento das leis dos homens não isenta o infrator das punições, a falta de conhecimento das normas de Deus não livra o ser humano da condenação eterna. Deus é amor, porém, na mesma magnitude é justiça e disponibiliza o MEDIADOR ÚNICO para que todos possam conseguir absolvição de todos seus pecados.

Pondere nas palavras do apóstolo Pedro e não fique de fora das bênçãos que Deus oferece através de sEu MEDIADOR único, Jesus Cristo: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” - (I Timóteo 2:5). Amém?

________________ Capelão – Plínio.

quarta-feira, setembro 07, 2011

JESUS, O SALVADOR!



Único
Não há como desvincular o termo “salvação” do vocábulo “morte” ou risco de morte. Todos que de uma forma ou outra experimentaram a salvação sentiram o dissabor de “ver” a morte de perto.

Guarda-costas e outros similares do ramo são pessoas que acompanham outra para defendê-la de alguma agressão, enquanto, salva-vidas são profissionais especializados para socorrer acidentados que necessitam de cuidados especiais em desventuras repentinas.

Não é sem razão que ficamos mais tranquilos quando percebemos que existe um salva-vidas de plantão ao lado de uma piscina cuidando de nossos filhos enquanto brincam isto para não falar de nós adultos que por vezes não nos sentimos seguros em nós mesmos. É excelente saber que alguém capacitado está por perto para nos socorrer caso haja necessidade. Contudo, a precaução afasta o desastre.

Prudência não faz mal a ninguém. Entretanto, como perceber as ameaças no cotidiano? Infelizmente nem todos os perigos são evidentes. Muitos deles são camuflados e se manifestam somente quando em estado avançado. Assim é na vida física e de igual modo na vida espiritual que por questões de segurança não deve em hipótese alguma descartar o Salvador único, Jesus Cristo.

Entre tantos atributos de Jesus que se encontram registrados nas Escrituras Sagradas, a salvação se destaca com um brilho mais intenso, penso eu. Porém, por que Jesus é salvador e quem entra na estatística de carência deste magnífico “serviço”?

Jesus Cristo é salvador pelo fato desta função fazer parte de seu caráter e todos sem exceção carecem deste benefício. A salvação de Jesus comprova o amor de Deus Pai que a disponibiliza a todos quantos reconhecem que precisam de salvação. A Bíblia cita: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito [Jesus Cristo], para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).

A salvação não acontece por mérito próprio de cada ser humano e sim por atuação da benignidade e misericórdia de Deus. A Bíblia cita: “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador” – (Tito 3:3-6).

Deus é amor
Não fossem os atributos de Deus jamais o homem conseguiria alcançar a salvação livrando-se da morte eterna. Paulo escreveu: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” – (Efésios 2:4,5).

Graciosamente Deus providenciou ao homem a bênção da salvação através de Jesus Cristo, o Salvador. Ainda em Efésios Paulo afiança esta promessa: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – (Efésios 2:8,9).

Diante deste cenário lembro-me de um hino que diz: “Já andaste só em tristezas? Já choraste nas trevas da solidão, Com o som do silêncio a cercar-te, Sem saber o caminho a seguir. Deixa o Salvador, com o seu amor Te ajudar, te guiar; Deixa o Salvador, com o seu amor Te ajudar, te guiar; Oh, abre teu coração, aceita o seu perdão; Deixa o Salvador, com o seu amor te salvar! Ao viveres dias vazios, Sem saber o futuro que enfrentarás, Tu precisas da segurança, E o consolo que só Cristo dá. O seu Santo Espírito gozarás, Sua paz em ti habitará; Entrega a ele teu amanhã; Ao teu lado pra sempre ele irá”.

O título do hino acima diz: “Deixa o Salvador Te Ajudar”. Não procrastine a salvação. Não morra. Morrer por quê? VIVA! Por isso meu apelo: Ore neste momento aceitando a salvação e desfrute da vida eterna em Cristo Jesus para todo o sempre. Amém?

_____________ Capelão – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...