terça-feira, abril 12, 2011

JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA

“JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA”



A exemplo do “natal”, o domingo de “PÁSCOA” também é divulgado como oportunidade de faturamento comercial e ensejo de trocas de presentes, no caso, mais especificamente os habituais “ovos de páscoa e seus similares”. O chamado “coelhinho da páscoa” e os ovos de chocolate servem para desviar o foco das pessoas do alvo principal que é a razão da existência da Pascoa verdadeira. Felizmente, muitos pensam corretamente e sabem distinguir, explicar e celebrar este dia significativo e espero que você seja uma dessas pessoas.


Para se entender o termo “páscoa” necessitamos regressar ao Livro de Êxodo no antigo Testamento e estudar o capítulo 12. A orientação de Deus a Moisés e Arão foi objetiva: “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a PÁSCOA do SENHOR. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.


Como é constatado no texto, “PASCOA” tem uma acepção de “passagem”. O Senhor passaria por cima e a morte não atingiria as casa que tinham em seus umbrais o sangue do cordeiro como sinal.


Os judeus no Antigo Testamento comemoravam sistematicamente a “PÁSCOA” por obediência ao Senhor e também por entender que esta festa os levava a retroceder no tempo para o tempo de escravidão vivido no Egito. A “PÁSCOA”, para eles, representava libertação, salvação e vida.


Em nossos dias que vivemos no período do Novo Testamento, a “PÁSCOA” tem o mesmo significado. É só uma questão de entendimento e aplicação teológica.


Jesus é nossa Páscoa. João disse: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” – (João 1:29).


O sangue derramado por Cristo na cruz nos livra da morte. A Bíblia afirma: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – (Romanos 6:23). “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” – (I João 1:7).


Os cristãos comemoram a “PÁSCOA” como ponto culminante de sustentação de fé. Paulo declarou: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” – (I Coríntios 15:14). “PÁSCOA” é morte e RESSURREIÇÃO de Jesus Cristo que se deu no domingo, ou seja, no terceiro dia conforme afirmação bíblica – (Atos 10:40).


Os cristãos têm consciência que Jesus Cristo deixou uma ordenança registrada nos evangelhos. “Os discípulos preparam a Páscoa e Jesus ministrando a ceia, tomou um pão e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos seus discípulos, dizendo, tomai, comei; isto é meu corpo. A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei todos; porque isto é o meu sangue derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” – (Mateus 26:26-28).


Em resumo, “PÁSCOA” é isto: Jesus se fez homem, veio a este mundo, ensinou, fez discípulos, morreu em uma cruz e ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. Jesus está vivo e voltará um dia para levar a sua igreja. Jesus está pronto para salvar todos quantos quer desfrutar desta maravilhosa bênção. Faça da páscoa um excelente motivo para gozar da salvação através do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – JESUS CRISTO. “Não fique de fora desta bênção”.


Uma ótima “PASCOA” para você e toda sua família. Lembrando, que, não tenho nada contra comer, presentear ou receber chocolate tenha ele a forma que for. Só não concordo em ser chamado de ovo de páscoa. O correto é chamá-lo de ovo de chocolate. Amém?


_______________Capelão – Plínio.





8 comentários:

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz de Deus irmãozinho Plinio,
Espero que todos em seu lar estejam gozando das bençãos do nosso amado Pai Celestial, juntamente com voce e todos seus queridos.

Agradeço-te por responder aos meus queridos alunos, alguns contataram-me e gostaram que voce respondeu-os, sentiram-se importantes.
Também agradeço-te, mais uma vez, pela grande ajuda na aula de domingo. Foi uma grande benção e até ultrapassamos o tempo limite da aula. Sinal que foi de bom proveito. Amém.

Em relação a Páscoa, sim, sabemos e sempre falamos sobre a ressurreição de Jesus Cristo, amém por isso, glória a Deus.
Em nossa igreja, não sei como é na do irmão, comemoramos a Páscoa, a ressurreição de Jesus, mas também distribuimos ovinhos, chocolates, brincamos, sempre com versículos afixados, e até competições são feitas ao longo do nosso domingo pascoalino. Com entregas de prêmios, que na maioria são chocolates mesmo.

Acreditamos que isso também atrai outras pessoas, parentes de nossos amados membros que vem passar essa data com seus queridos, e aproveitam para ir a igreja e podem ver que é uma coisa gostosa e divertida, e que também receberá chocolates, além do mais importante, o ensinamento de nosso Jesus Cristo.

Ainda bem que o irmão não é contra a "comemoração" e os chocolates, senão teria que ir aos correios retirar o que enviei ao irmão (estou a brincar, nem tenho o endereço, mas considere-se enviado de coração) fica para quando nos encontrar ao vivo e entregare-o em mãos, se Deus permitir, pode não vir a demorar.

Caro irmão, continue sempre neste lindo ministério, sinto que meus alunos aos poucos estão a se soltar mais e a falar tambem, principalmente quando estou a comentar sobre o blog e outros assuntos que dou como exercício, sobre notícias e outras coisas atuais.

Agradeço sempre por sua vida a nosso querido Deus.
E agradeço-te por tua amizade e sabedoria dividida com todos nós, inclusive a mim. Para honra de nosso Deus. Amém.

Se não falarmos mais antes da Páscoa, desejo ao irmãozinho querido uma ótima Páscoa juntamente com sua família.
Aproveitamos essas datas para poder reunir-mos mais a família, que as vezes por morarem longe, só podem em algumas datas estarem juntos.

Umm grande abraço irmão e amigo Plinio e a todos de sua família.
E que voce receba muitos chocolates e se quiser.... pode mandar-me alguns, ou traze-los pessoalmente, será uma grande honra.
Bom final de semana na Paz de Deus.
Desejo do amigo

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Graça e paz, irmão e amigo Josué.

Sempre fico feliz quando abro e leio suas postagens e agora dos seus aplicados alunos.

Eu valorizo cada palavra que recebo. Elas, como já disse, servem de sustentação de meu ministério.

Compreendo também que nem todos têm o hábito de escrever, mas, mesmo assim suas visitas em meu blog são contabilizadas e valorizadas. O importante é cumprir o “IDE” de Jesus usando todos os meios possíveis para alcançar pessoas que precisam de algum tipo de esclarecimento da Palavra de Deus. Uns para salvação, outros para explicação e outros para fortalecimento espiritual. Enfim, todos nós precisamos nos alimentar da preciosa Palavra de Deus. Quem garante não precisar, engana-se a si mesmo.

Parabenizo você e sua maravilhosa classe por se interessar pelas coisas atinentes ao Reino de Deus. Entre as melhores coisas que fazemos certamente o estudo das escrituras Sagradas figura na lista com destaque.

Não sou contra os gostosos chocolates e legal que você entendeu e “está” enviando um pra mim via Sedex. Valeu a intenção!

Sou grato pelos votos de Feliz Páscoa. Retribuo os votos a você, sua família e a classe simpática.

Abraços e ótimo final de semana.

JOANNA - RIBEIRÃO PRETO-SP disse...

"OLÁ" Plinio...(risos),
o "olá" não poderia faltar.

Bom dia a todos.
Graças a Deus Jesus morreu, mas ressuscitou p/que possamos ter a vida etrena. Muito bom mesmo.
E graças a isto, temos a opção e pra mim, o DEVER, de segui-lo sempre, pois ELE nos deu a própria vida. Eu sigo e vou seguir sempre, quero ir p/o céu.

E tbm vamos comemorar essa data da ressurreição DELE com a Páscoa. Que é muito bom. Todos em casa esperamos muito este domingo gostoso, onde reunimos todos e trocamos nossos ovinhos de chocolates e nos divertimos muito, principalmente com as crianças.
E sabemos que Páscoa não é "SÓ" isso.
Graças a Deus, meus pais deram o ensinamento tbm de saber sobre a morte e ressurreição de Crito, nosso Salvador.
E isto é maravilhoso.

Desejo ao senhor e sua família uma ótima Páscoa, e que comemorem bastante, com ovos, doces, salgados, ou com o que for, o importante pra mim, é comemorar, pois essa data é muito importante, o "nascer duas vezes" do nosso MESTRE!
Tem que ter muita festa, pelo menos aqui em casa temos e espero q em todos os lares tenham, e com alegria e não esquecendo nosso SALVADOR JESUS CRISTO E O AGRADECENDO POR TUDO, como fazemos em casa todos os anos.

Legal seu texto Plinio, mostrei pro meu pai e ele gostou tbm, é mais ou menos isso q ele nos fala desde q somos crianças mesmo. Legal. Um sinal da veracidade dos fatos mesmo.

FELIZ PÁSCOA A TODOS DE SUA FAMÍLIA E CONTINUO A TE SEGUIR, LER E AGORA, "Quase uma escritora em comentários" (risos). Até parece?

Mas q estou escrevendo bastante, estou sim. É a felicidade da Páscoa q está chegando, a alegria já está no ar. E desejo esta a alegria a todos tbm.

Um grande abraço e beijo a vc, sua esposa, filhos, e seu netinho, meu vizinho aqui de Cravinhos tbm.
Até o próximo.

JOANNA
RIBEIRÃO PRETO

Ilza Soares - Capital disse...

Boa tarde,

Páscoa, ressurreição do nosso Salvador. Ele morreu, mas depois tres dias RESSUSCITOU.
Damos glória a Deus por isso, e pela Páscoa ter esse significado.
Os chocolates e ovos são apenas motivo para união e festas.
Eu gosto, e se Jesus estivesse aqui, em forma humana, com certeza participaria comigo e daria um ovo de chocolate bem grande pra ele, para mostra-lhe o quão ELE é importante pra mim e pra minha família.
Obrigada JESUS por estar entre nós e não ter sido "vencido" pela morte, e SIM RESSUCITOU para que nós vivecemos em amor.

Obrigada também Plinio pelo blog e lindos e instrutivos testos.
Sempre te acompanho e já deixei recado também.
Feliz Páscoa a voce e toda sua familia. Abraço.

Ilza Soares e Família
São Paulo - Capital

LORENA C.NEVES-SÃO PAULO-SP disse...

Oizinho Amigo querido Plínio.

Sempre te escrevo com muito carinho, pois te acho uma pessoa muito especial.
Um ministério de falar de Deus sem olhar a quem... Simplesmente falar e espalhar a semente. E sei que está fazendo isto e muito bem.

E como voce diz sempre...
...-"NADA PARA MIM, TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO NOSSO DEUS!...
É isto mesmo, e com toda certeza, NOSSO DEUS está honrado e feliz com seu trabalho. Por isso, PARABÉNS!

Não sei se um dia vamos nos conhecer pessoalmente (acredito que não), pois muitos dizem que este mundo é "tão pequeno"... Mas eu o acho bemmmmmmmmmmmm grande. Rsrsrs.
Então, não sei se um dia vamos nos "esbarrar" por aí nesse mundão.

Mas sei de uma coisa, quero ser sua "vizinha" no céu (lá tenho certeza que vou te conhecer e te abraçar e ter o contato que não tive aqui com voce e sua família), e sendo vizinhos vou poder todos os dias olhar seu lindo e sincero sorriso (quem não viu ou não conhece, é só entrar no "PERFIL COMPLETO" na página inicial do lado esquerdo e verá) tão sincero... Vejo a sinceridade nos olhos. O sorriso verdadeiro que vem de dentro, qdo a pessoa realmente está bem e feliz.
A ALMA SORRI!!!!!! LINDO!

E com todo respeito a sua esposa, filhas, família, netos.
"Fã" é fã, e sei que vocês entendem, não é mesmo?
É TOTALMENTE SEM MALDADE, viram?
É ADMIRAÇÃO por um homem de Deus que tem me ensinado tantas coisas, e sei que se Deus quiser, ainda vai ensinar.

E quando eu te conhecer na glória dos céus, espero que lembre de mim, como li em um de seus textos dias destes sobre a "Preservação da Memória nos Céus".
Eu com certeza vou sair gritando...
....-"PLÍNIO, OI LEMBRA DE MIM? A LORENA QUE NÃO NOS CONHECEMOS AO VIVO NA TERRA... MAS ESTOU AQUI"...
Espero ouvir um SIMMMMMMMMMMM bem grande e com esse sorriso me abraçar.

Bom... Chega por hoje, se não vai enjoar e ainda nem comeu os chocolates que irá ganhar domingo. Rsrsrs.
Gostei do texto sobre a Páscoa, e meus Paizinhos sempre me ensinaram no caminho de Deus, e sabemos do significado da Páscoa. Graças a Deus.
DA RESSURREIÇÃO DE NOSSO DEUS! Amém!

Mas mesmo assim, comemoramos tbm com ovos, doces, festas e sempre que dá... união da família. É um motivo a mais para comemorar e festejar, afinal é um dia de ALEGRIA. JESUS ESTÁ VIVO!
Não é mesmo?

Boa Páscoa e obrigada pelos textos e por seu tempo "gasto" em ensinar pessoas que nem sabe quem são, de onde e "por que" e se "existem".
Lindo seu trabalho (um deles).
Sei que sua esposa Claudete (sei o nome dela porque praticamente decorei todo o perfil... rsrs) também se orgulha e te admira muito. Parabéns a ela.

Meus Paizinhos agora são seus "fãs" tbm, e sempre pedem para eu entrar para eles lerem e falam para assinar em nome deles tbm. E concordam com meus comentários, pois mostro a eles antes de enviar. Acho melhor assim.

Fica com Deus e nunca e nada deixe seu sorriso se apagar ou se ofuscar.
Na glória não vou cansar de olhar para ele. Por isso, lembre-se de mim, e sorria para mim no céu quando me vir.
Combinado?

Um grande abraço meu e de meus Paizinhos que tbm te admiram muito.
F.E.L.I.Z. P.Á.S.C.O.A. a vc e a todos de sua valiosa família!

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO - SP

Plínio para Joanna disse...

“Olá” Joanna – boa noite.

Olá já é nossa marca registrada.

Fiquei impressionado com sua escrita. Parabéns por colocar no papel seus conceitos. Fico feliz em saber que concordamos neste assunto.

Infelizmente ainda existe no mundo uma infinidade de pessoas que não creem na ressurreição de Jesus. Haja vista, que este fato (rejeição) é notório até em Israel, terra onde Deus escolheu para consumar este alicerce Poderoso do cristianismo enviando Jesus Cristo para salvar a humanidade.

Legal que você vai estar com a família para comemorar esta data importantíssima dentro de nosso calendário. Aproveite e diga que desejo a todos uma FELIZ PÁSCOA.

Comentei sobre você ao meu netinho de Cravinhos. Todos nós agradecemos e enviamos abraços.

Até o próximo “olá”.

Plínio para Ilza disse...

Prezada Ilza.

Boa noite.

Agradeço por você ter entrado mais uma vez em meu blog e por ter comentado.

Glória a Deus mesmo por esta tão grande maravilha – morte e ressurreição de Jesus.

Esta data é especial e merece toda nossa atenção e comemoração. É óbvio que não devemos nos lembrar deste acontecimento somente no domingo de Páscoa e tenho certeza que não é o seu caso. Agradecemos diariamente por esta maravilha. Deus é admirável e seu amor dura para sempre.

Grato e “FELIZ PÁSCOA” a você e toda sua família.

Abraços e até a próxima postagem.

Plínio para Lorena disse...

Querida Lorena.

Boa noite.

Muitíssimo gentil sua postagem. Alegrou muito meu coração ler seu recado carinhoso.

Agradeço por me achar uma pessoa especial. A recíproca é verdadeira. Também te acho especial e com muito talento para escrever e em dueto vamos declarar: “Ao Senhor toda honra e toda a glória”.

Além deste trabalho que realizo através do blog, também sou um dos conselheiros via Internet. Caso se interesse em conhecer um pouco mais o nosso trabalho, é só entrar neste site: http://www.olheparajesus.com/

Quanto a nos conhecermos pessoalmente, quem sabe! Para Deus tudo é possível Já é um bom começo saber que somente 100 km nos separam. Campinas, logo mais será considerada um bairro da Capital, ainda mais quando ficar pronto o tal “trem bala”.

Uma FELIZ PÁSCOA para você e para todos de sua casa.

Abraços do amigo Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...